Apesar do perigo, pesquisa da concessionária Arteris, que ouviu 1,3 mil pessoas pelo país, mostrou que 51,8% dos entrevistados usa o celular nas estradas e cidades brasileiras e 69,8% dos entrevistados consideram o trânsito no Brasil perigoso. Mesmo assim, 88% dos motoristas não se acham imprudentes.
A pesquisa mostra que 60,5% dos entrevistados afirmaram que respeitam as leis de trânsito. Mesmo assim, 30% desse grupo admitem ter levado uma multa nos últimos 12 meses. A conclusão da pesquisa revela, portanto, que é preciso um trabalho de conscientização do motorista para mudar o comportamento.
“Ele coloca a outro usuário o acidente e esquece que quando ele pega no celular, ele está correndo um sério risco, que muitas vezes não ocorre por sorte, mas que fatalmente pode acontecer numa distração e numa situação em que ele deveria ter mais cuidado”, alerta Odílio Ferreira, diretor da Arteris.
Em novembro, a multa para dirigir usando celular vai mudar de categoria e passar de média para gravíssima. O valor vai passar de R$ 85,13 para R$ 293,47, aumento de 245%
Fonte: Portal G1