Galaxy Gran Prime é intermediário para fãs de selfies

galaxy gran primeSmartphone da Samsung tem câmera frontal com lente que captura área maior do que a concorrência.

Mais uma semana, mais um smartphone da Samsung. A empresa coreana é certamente a fabricante que mais lança smartphones e conta com a força da marca Galaxy para promover modelos para públicos variados.

No caso do Gran Prime (R$ 830), o público-alvo é o usuário que é fã de selfies. O Prime é um celular intermediário que tem como maior diferencial a câmera frontal superior à da concorrência. Na versão testada pelo iG, o aparelho veio também com TV digital, outro diferencial interessante. Confira mais detalhes sobre o Gran Prime no teste.

A favor:

– Câmera frontal superior à média do mercado;
– TV digital;
– Roda bem apps básicos e games mais pesados.

Contra:

– Resolução de tela inferior à de alguns concorrentes.

Design

A Samsung repete no Prime o estilo de design já usado no S5 e outros aparelhos da linha Galaxy. De frente, o Prime é praticamente idêntico ao S5 e apenas os cantos são um pouco menos arredondados.

Na parte traseira a diferença é maior. O Prime usa uma tampa lisa, sem a textura do S5 e de alguns outros modelos da linha. De resto, o estilo é o mesmo: lateral de plástico prateada, botão físico único na parte inferior, botão liga/desliga do lado direito e de volume do lado esquerdo. A antena da TV digital fica embutida no canto superior direito do smartphone.

Como em outros modelos da Samsung, a tampa traseira pode ser removida e dá acesso à bateria (e também aos chips de operadora e cartão de memória). Essa é uma característica importante para quem tem o hábito de levar uma bateria reserva.

Configuração

O Gran Prime possui uma configuração intermediária, com chip quad core de 1,2 GHz da própria Samsung e 1 GB de RAM. Nos aplicativos de medição de desempenho (benchmarks) o desempenho do Prime foi pouco superior ao do Moto G. Foram 20.047 pontos no AnTuTu, 1.959 no Vellamo HTML, 811 no Vellamo Metal e 1.194 no Vellamo Multicore. Em todos os casos, são bons valores para um smartphone intermediário.

iG também testou o Prime com alguns games pesados, como Dead Trigger 2 e Asphalt 8 e o desempenho foi muito bom, sem engasgos.

O Prime vem com 8 GB de memória para armazenamento (5,1 GB livres) e também tem slot para cartão.

Um diferencial do aparelho é o recurso de TV digital.

Nos testes do iG ele funcionou muito bem, mas sempre vale ressaltar que a recepção de TV depende da cobertura de sinal de cada área.

Câmera

O Gran Prime tem uma câmera traseira de 8 megapixels e flash LED. O aplicativo traz os conhecidos modos de panorama, foto HDR, fotos sequênciais e um modo bacana de GIF animado, que tira uma sequência de fotos e já gera um GIF pronto para compartilhar na web.

Nos testes do iG, a câmera traseira do Gran Prime se mostrou competente, mas não espetacular. De modo geral, as imagens ficaram com um aspecto um pouco “lavado” quando comparadas a fotos tiradas com concorrentes de preço semelhante, como o Zenfone, da Asus.

Se a câmera traseira não impressiona, a frontal é certamente acima da média e acaba sendo o grande diferencial do aparelho. A câmera frontal do Prime tem lente com maior abertura, o que permite encaixar mais pessoas e mostrar bem o fundo da foto.

iG testou esse recurso comparando selfies do Prime com fotos tiradas com o iPhone 6 e o Moto Maxx. E a câmera frontal do Prime realmente se mostrou superior, capturando uma área maior e gerando imagens de melhor qualidade, com menos granulação.

 

Como ocorre em outros aparelhos da Samsung, a câmera frontal do Prime pode ser acionada simplesmente mostrando a palma da mão para a lente. Assim, o usuário não precisa pressionar o botão disparador para tirar a foto. O smartphone tem ainda um modo que permite usar a câmera traseira para selfies. Nesse modo, a câmera traseira é acionada automaticamente ao reconhecer o rosto do usuário.

Tela

O Gran Prime tem tela de 5 polegadas com proporção widescreen (16:9) e resolução qHD (960 x 540).

É um valor baixo para um aparelho de sua categoria, ainda mais quando se nota que alguns concorrentes com tela de tamanho igual, como o Moto G e o Zenfone, têm resolução do padrão HD (1.280 x 720).

A seu favor, o Gran Prime tem a reconhecida qualidade da Samsung na fabricação de telas. Mesmo sem ter a avançada tecnologia Super AMOLED, presente em aparelhos Galaxy mais caros, a tela do Prime tem excelente nível de brilho e boa fidelidade de cores.

No fim das contas, a resolução baixa para o tamanho da tela não é algo que vai incomodar o usuário. Mas não dá para deixar de observar que esse é um valor menor do que o de vários de seus concorrentes.

Fonte: Ig

redacao

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *