Anatel pede explicações sobre cobrança após fim de plano de internet móvel
A Anatel (Agência Nacional das Telecomunicações) informou nesta quarta-feira (21) que pedirá explicação às operadoras sobre mudanças na cobrança de planos de internet móvel. Recentemente, empresas de telecomunicações informaram que após o fim da franquia, cortariam a conexão e ofereceriam um pacote adicional. Atualmente, após superar o plano, a velocidade da internet é reduzida.
Segundo a reguladora das telecomunicações no país, o que foi proposto pelas operadoras está dentro das normas do setor. No entanto, de acordo com o RGC (Regulamento Geral de Direitos do Consumidor de Serviços de Telecomunicações), as empresas devem informar os consumidores sobre alterações pelo menos 30 dias antes da implementação.
“O objetivo da Anatel é garantir que os consumidores tenham seus direitos assegurados e sejam informados, de modo antecipado, amplo e transparente, sobre mudanças”, informou o órgão em comunicado enviado à imprensa.
Em matéria veiculada no jornal “O Globo”, as operadoras disseram que pretendiam usar um sistema de cobrança parecido com o que ocorre na Europa e nos Estados Unidos.
Dessa forma, após o fim da franquia de dados contratada, em vez de diminuir a velocidade do plano de internet móvel, as companhias vão cortar o acesso e oferecer um plano adicional. Com essa medida, as companhias pretendem aumentar o faturamento e acabar com a noção de que as redes móveis são ineficientes.
As empresas não informaram a data em que seria implementada essa nova forma de cobrança.
Fonte: Uol