São Paulo terá 2 mil ônibus com tomada para celular e wi-fi gratuito
A Prefeitura de São Paulo vai começar a entregar 100 novos ônibus do modelo BRT por mês, que irão circular nos 121,3 quilômetros de corredor do ônibus e 386,8 quilômetros de faixas exclusivas da capital. O grande diferencial destes novos modelos é que eles têm “cara de metrô”, ar-condicionado e, o principal para os viajantes, tomada para carregar os telefones celulares.
A meta da Prefeitura é levar pelo menos 2 mil veículos deste tipo até o começo de 2017. Um modelo do BRT foi exposto na terça-feira (16) em frende à sede da Prefeitura, localizada no Viaduto do Chá, região central. Os modelos são capaz de transportar até 118 passageiros em pé e outros 55 sentados e também terão wi-fi gratuito e catraca dupla. Como sendo um veículo de grande porte, o objetivo é fazer com que ele circule exatamente na região central, evitando os bairros menores e estreitos.
“Não tem sentido um ônibus desse tamanho entrar num bairro“, afirmou Jilmar Tatto, secretário municipal de Transporte.
O visual do BRT tem como objetivo criar uma nova identidade para o público paulista, e sua cor prateada, diferente dos tradicionais que vemos nas ruas, é para mostrar que o veículo trafega apenas em corredores e faixas exclusivas de ônibus.
Wi-fi gratuito e tomada para carregar celulares durante as viagens é algo que deve agradar e muito a população que trafega por transporte público diariamente, e segundo Tatto, os BRT’s também terão intervalos reduzidos, acompanhamento em tempo real por GPS e partidas programadas.
Fernando Haddad (PT), prefeito da cidade, também se fez presente na demonstração do BRT e disse que o “transporte coletivo sobre superfície é cada vez mais regra do que exceção“, mesmo com a rede metroviária sendo ampla na capital. De acordo com ele, a Prefeitura deve levar até o final de julho a audiência pública a nova concessão do transporte público em São Paulo.
Fonte: Tudo Celular